Da calamidade de Bolsonaro à esperança de Lula


Brasil foi submetido ao maior desafio havido em nossa história. Temos esperança de que o novo presidente pode refazer o que foi destruído, avalia Leonardo Boff

Leonardo Boff

Durante os quatro anos da administração do presidente Jair Bolsonaro, o país viveu afetado por todas as pragas do Egito. Das muitas opções possíveis para algum problema, o presidente geralmente escolhia a pior. Psicótico, era apático face às desgraças infligidas ao povo, particularmente aos mais vulneráveis. O auge de seu orgasmo psicótico foi atingido quando proibiu água, vacinas e remédios aos indígenas, tidos por ele como sub-humanos. Por isso, provavelmente, deverá enfrentar um processo de genocídio, já encaminhado pelos próprios indígenas, junto ao Tribunal Penal de Crimes contra a Humanidade em Haia. Foi o presidente mais corrupto de nossa história, não só em termos monetários, mas em termos da corrupção da mente e do coração dos brasileiros para o ódio e o desprezo.

É de todos conhecida a lista das omissões, dos crimes comuns e contra a humanidade, das violações das leis e da Constituição perpetradas por esta figura dia-bolica (que separa contrariamente a sim-bólica que une) de forma continuada e sem qualquer escrúpulo. De passo, cabe reconhecer que, a nossa democracia por ser de baixa intensidade junto com a maioria de suas instituições, não se revelou à altura do desafio antidemocrático e antinacional para enfrentar tais desvarios. Deixemos de lado as atrocidades cometidas por este presidente, cujo nome deve constar no livro dos crimes cometidos contra o seu próprio povo.

A gravidade do desastre produzido em todos os campos é de tal magnitude que talvez somente uma reflexão histórica e sociológica não sejam suficientes para decifrá-lo. Demanda uma indagação filosofante, coisa que tentei em alguns artigos anteriores. Utilizei-me de duas categorias, uma ocidental, a da sombra, e outra oriental a do karma, dialogando entre elas.

Talvez se faça necessária uma pequena referência aos pressupostos teóricos desta leitura: à física quântica e ao pensamento ecológico moderno nos ajudem a entender este sinistro fenômeno.

Sabemos hoje que todos os seres estão inter-retro-conectados, todos estão envolvidos em redes de relações. Cada relação deixa uma marca entre os seres relacionados e assim surge uma história, a cosmogênese. Experiências dramáticas deixam marcas que, não raro, procuramos recalcar, mas que permanecem no inconsciente coletivo. Jung chama a isso de sombra. Algo parecido ocorre com o karma. Cada ação deixa uma marca que provoca uma correspondente reação. Tanto Jung quanto o filósofo japonês Daisaku Ikeda convergem nesta acepção. Em outras palavras, não há apenas a sombra e o karma individual. Elas podem assumir um caráter coletivo presente no substrato e no inconsciente de cada povo.

Voltando ao nosso tema: somos herdeiros de uma tormentosa história de sombras: a do genocídio indígena, a colonização que nos impedia possuir um projeto próprio, a escravidão, a mais grave, que reduziu pessoas humanas a escravos e usados como animais na produção, sombra de nossa república e democracia frágeis que nunca foram includentes, pois a conciliação das classes endinheiradas nunca fizeram um projeto nacional para todos, apenas entre elas com a exclusão das grandes maiorias de negros, pobres, indígenas e outros.

Essas sombras desumanas trabalharam no inconsciente coletivo, provocando quilombos e revoltas, todas elas exterminadas a ferro e fogo para manter as vantagens “de elite do atraso” (Jessé Souza). Elas trabalharam também no inconsciente das minorias endinheiradas, geralmente na forma de medo e insegurança. Ao dar-se conta de que as sombras das classes humilhadas começaram a ganhar força história a ponto de terem eleito um dos seus representantes à presidência, Lula, logo foram por todos os meios rebaixadas, reprimidas, combatidas até lhe cortar o caminho por um golpe civil-militar em 1964 de sob outra forma, repetido em 2016 com o impeachment de Dilma Rousseff. As motivações eram as mesmas: garantir o seu poder e fortunas.

Na pessoa medíocre, sem projeto pessoal nenhum e manipulável estas classes encontraram o representante ideal que precisavam. Elegeram o ex-presidente, sempre sustentado por elas, pois, com sua economia ultraneoliberal, aliada a uma política de extrema-direita, acumularam, apesar da pandemia do Covid-19, como nunca antes na história. Fizeram de tudo para garantir-lhe a reeeleição (figurativamente, fizeram-lhe comprar a arena de futebol, comprar o time, comprar gandulas, comprar o juiz, e ainda assim perderam). Há uma força maior que a maldade arquitetada.

A força kármica (abstraindo as muitas reencarnações) segundo Ikeda impregna com sua sombra a história e as instituições, positiva ou negativamente. Arnold Toynbee que entreve um longo diálogo com Ikeda, prefere outra categoria e não a kármica, ao dizer que a história carrega um próprio peso que são os fracassos e sucesso de um povo. Ele gera também uma sombra no inconsciente coletivo que se projeta nas redes sociais e conforma o destino de um povo.

Voltando ao tema em tela: com o atual governo tivemos que penar sob o peso de nossas muitas sombras sombrias que se expressavam pelo ódio, pela mentira, pelas fake news, pela distorção da realidade. Ganhou corpo na figura sinistra do ex-presidente, cuja megasomba tinha o poder de suscitar e animar a sombra coletiva de um povo já fragilizado. Criou um campo kármico ou forjou o gabinete do ódio e todas as formas de obscenidades políticas e éticas.

O destino quis que essa insensatez, cujo projeto era levar-nos ao mundo do pré-iluminismo, pois esse promovia a escola para todos, os direitos humanos e as liberdades modernas, avanços civilizatórios, que foram sistematicamente negados pelo bolsonarismo.

O Brasil foi submetido ao seu maior desafio havido em nossa história. Foi humilhado internamente e envergonhado externamente. Mas nunca esmoreceu esperança, aquele motor interior, maior que a virtude, que nos faz nunca desistir, que nos sustenta nos enfrentamentos e nos faz levantar quando caídos. Esse princípio-esperança nunca morre porque é ele o vigor secreto de toda vida que recusa morrer e sempre reafirma a força intrínseca da vida, nos força a rasgar caminhos novos e mundos “ainda não experimentados” (Fernando Pessoa). O esperançar de Paulo Freire e a esperança esperante, que nunca desistem, sempre insistem e criam a condições histórica para que a utopia viável se torne realidade. Passamos pela prova.

A magna calamidade de Bolsonaro foi vencida pela esperança esperante de Lula. Temos esperança de que o novo presidente com a equipe de excelência que articulou, pode refazer o que foi destruído e, muito mais, abrir rumos novos, bons para nós e para o mundo, pois, pelo Brasil passará, seguramente, futuro ecológico da vida e da humanidade. 







Vídeo acima gentilmente cedido por Rolando Malvásio.



O que há de política e ecologia nesse terninho de Janja é um magnífico escândalo



Geraldo Varjabedian

Mil anos-luz longe do mercado. Quando quebrei, lá por 2006, a indústria de seda, no Brasil, passava maus bocados.

Trabalhei um bom tempo com reciclagem e reaproveitamento de sedas, numa época em que tecidos planos de fios orgânicos como linho, algodões não comerciais e sedas agonizavam, caiam de uso, dando lugar às microfibras e tecidos tecnológicos – todos fósseis – que engoliram o mercado vorazmente.

Quem estuda, tenta alertar e educar sobre modos de produção, sabe quanto vale este trabalho estupendo de tingimento da seda com caju e ruibarbo, a arte dos bordados em palha das bordadeiras de Timbaúba. Que terninho estudado e conceitualmente precioso!

Seda mancha, sofre com a ação do tempo e, não raro, mal acondicionada, pode apresentar pontos de bolor, ficar puída, com pequenos furos por traças e outros danos. Dá um trampo, mas dá pra ressuscitar, tingir, estampar. 

Pelo que a seda custava, e ainda deve custar, pelo impacto ambiental da produção, pelo manuseio trabalhoso, pelo tempo que toma; recuperar valor reaproveitando e reciclando era uma opção para estilistas, ateliês e confeções daqueles anos. Até onde sei, poucas oficinas brasileiras de estamparia e tinturaria artesanais em seda sobreviveram. E não voltei a frequentar esse mundinho pra saber, inclusive, porque os tempos a seguir foram de inúmeros mortais carpados em sequência até aqui e uma mudança irreversível de rumos.

Por conhecer um pouquinho do assunto, até pelo gosto que tomei pelo trabalho, tomei um tranco com o traje da Janja na posse. Nem tanto pelo traço, porque moda não é minha área, mas pela seda.

Claro que fui pesquisar. E entendi a construção feita pela estilista Helô Rocha e a importância do trampo. Muita ecologia e política envolvidas no processo.

Inevitavelmente, caí no mesmo mal-estar que sempre tive na relação com o universo da moda e da apropriação mal-compreendida que muitos fazem, focados no modelo, na técnica de costura, na crítica, na mídia e na pirotecnia consumista que envolve o setor.

Não, Janja não estava apenas podre de chique. Estava vestida politicamente, intencionalmente, desafiadoramente, no que sintonizou perfeitamente com a subida da rampa e o compartilhamento popular da faixa presidencial.

Quem questiona, rastreia, estuda, tenta alertar e educar sobre modos de produção, sabe quanto valem propostas como este trabalho estupendo de tingimento da seda com caju e ruibarbo, a arte dos bordados em palha das bordadeiras de Timbaúba. Que cuidado! Que terninho estudado e conceitualmente precioso! Trabalho especializadíssimo, que escancara um Brasil que negligenciou seus próprios modos de produção, conhecimentos, soberania, para dar espaço às psicopatias industriais. Que homenagem ao Brasil!

Nosso povo já dominou tanto conhecimento, desenvolveu materiais, acabamentos, processos de fiação e tecelagem, técnicas de tingimento a partir de pigmentos vegetais e muitas outras artes e ofícios artesanais que vale pesquisar. É um universo desconhecido do próprio país. E você pode abstrair a mesma "lógica" para outros processos produtivos deste país de saberes e soberania sabotados.

Croquis do terninho de Janja por Helô Rocha


O que há de ecologia nesse terninho da Janja é um magnífico escândalo. Ainda mais, no momento delicado que vivemos no planeta, que busca desesperadamente outros modos de vida, outras referências de produção, consumo e descarte, outro padrão de bem-estar. E isso só é possível por modos de produção mais ecológicos, relações de trabalho mais valorizadas, inclusivas; preocupação concreta com os ciclos de vida do que é produzido e consumido; resgate de saberes populares e olhos abertos para um infinito campo de trabalho que nossa biodiversidade pode inaugurar - se deixarmos de ser vira latas, tapados, babões colonizados e entendermos que o mundo dos direitos e do trabalho têm que participar da escolha soberana dos modos de produção. Isto é anticapEtalismo! Esta provocação aos modos de produção está todinha posta no figurino da Janja!

Estou entalado com o desfile de posse naquela carruagem fóssil, presenteada ao Getúlio Vargas que, não por acaso, foi figura fundamental no estabelecimento do modelo de desenvolvimento que hoje precisamos superar. Fóssil, insustentável, machista, autoritário, protocolar, decadente, populista... Paro por aqui, porque Getúlio, século 20, importa menos que Janja, século 21. Mas a rendição ao calhambeque emissor de gases, ao alheamento diante do óbvio de que toda a luta climática pode ser condensada num símbolo –o automóvel–, precisa ser grifada em vermelho!

Já que há tanta simbologia, e nossa esquerda é toda mandrake em simbologias, deve saber muito bem das origens, da história e do significado da marca Rolls Royce e do tamanho equívoco no uso protocolar daquela chaleira a explosão que, em minha opinião, já deveria estar num museu, sobre cavaletes e com uma plaquinha explicando seu lugar no passado do país.

O terninho de Janja, mais a subida da rampa e o compartilhamento da faixa entre brasileiros de carne e osso mostraram muito, conceitual e simbolicamente, sobre um, talvez, novo paradigma, focado no enfrentamento às mudanças climáticas, na preservação da biodiversidade, no acolhimento dos saberes populares brasileiros, no desenvolvimento de outra economia, no entendimento do que podemos aprender com o bem-viver indígena, com os modos de produção populares, com os saberes dos povos originários, com os conhecimentos ancestrais do país, apontando um caminho soberano para formas de trabalho que não promovam a degradação planetária!

Ainda estou azedo com o desconforto de certos militantes diante de meu questionamento ao uso da carruagem fóssil. Não sei como, ainda fico impressionado com os chiliques desenvolvimentistas, com o antiambientalismo caduco, com os deslumbramentos consumistas, ainda tão enraizados em nossa esquerda. Não sei como daremos conta de boa parte de nossos quadros, que não conseguiu entender o recado do conjunto de seda da Janja e se importou tanto com a crítica ao uso daquele automóvel.

Não, Janja não estava apenas podre de chique. Estava vestida politicamente, intencionalmente, desafiadoramente, no que sintonizou perfeitamente com a subida da rampa e o compartilhamento popular da faixa presidencial.

Janja deu aula de ativismo. De ecologia. De bioeconomia. De século 21. Fez valer todo nosso empenho para enxotar a caretice do poder.

Vale lembrar que os homens que habitam os poderes todos de nosso país não são muito diferentes do governo recém-deposto. A imensa maioria dos homens brasileiros ainda está cimentada aos valores do século 20, aos modos de pensar, ser e fazer dos que cultuam o tal automóvel inglês como desígnio de importância –em plena era da emergência climática!

Este é um mundo em que gente muito poderosa e sábia está dando adeus ao automóvel, questionando o transporte individual motorizado, ponderando investimentos, a partir do amplo repertório da ciência do clima e exercitando símbolos e ativismos pela tão implorada mudança nos modos de vida.

Se a ideia é trabalharmos com símbolos, vale a ponderação de que, em 2050, quando cair a ficha de que não conseguiremos segurar o aquecimento global dentro do aceitável, aquela lata velha conservadora será centenária, mas fará parte do museu dos símbolo de decadência!

Tem que ser dito!

A luta que o Brasil assumiu mundialmente ao eleger Lula é para virar a página do país. Deixar para trás o século 20 e os anteriores ou, pelo menos, deixar clara a intenção de enfrentar os conservadores, os tiranos, os produtores de miséria, a decadência patriarcal, os coronés, a engenharia antinatureza, os capitães de indústria, os fazendeiros tapados, os entusiastas do consumismo, da exclusão, enfim, enfrentar o insustentável com o qual lucram as mentes fósseis que ainda intoxicam este país.

Encantado com o papel da Janja em toda essa luta!


*Este texto foi originalmente publicado no facebook de Geraldo Varjabedian




Roupa de Janja na posse de Lula tinha detalhes de capim dourado confeccionados por artesãos do Tocantins




Saúde, Esperança, Fé e Paz em 2023 !




 










Feliz Natal 2022 !

 



 





Amor . . . Vídeos lindos e músicas maravilhosas

 












5 filmes sobre felicidade


O cinema, como espelho social, também participa de nossa luta para ser feliz. Em sua história, encontramos narrativas fantásticas em que o desejo e a coragem triunfam sobre as dificuldades.

Os filmes alegres e divertidos são aqueles que nos deixam com bons sentimentos. Tornam-se um recurso ideal para obter uma boa dose de autoestima. Na história do cinema, são muitas as produções em que são narrados conteúdos que nos fazem ver o lado positivo das coisas. Por isso, selecionamos os filmes sobre felicidade que mais fizeram sucesso na telona.

Antes de começar a repassá-los, vamos explicar qual é o significado do conceito de felicidade. É definido como um estado emocional ligado ao bem-estar que sentimos quando alcançamos um objetivo, alcançamos um propósito desejado ou nos sentimos realizados. Como esse conceito pode ser apresentado em um filme? Vejamos os exemplos mais proeminentes.

1. Simplesmente Amor

Uma das comédias românticas mais carismáticas do cinema. Seu diretor, Richard Curtis, faz uma produção em que coexistem diferentes histórias de amor com pessoas de idades muito diferentes. Algumas histórias terminam muito bem, enquanto também há espaço para o desamor, e é por isso que se trata de obter, a partir daí, um contraste de histórias para que tenhamos empatia com todos os personagens.


Ao final de cada história de amor, mostra-se o triunfo da bondade, do esforço e da dedicação em busca de um único objetivo: a felicidade. Esse entusiasmo que se sente quando se está apaixonado é algo que se reflete em um filme que, por sua vez, é nutrido por uma trilha sonora que ainda dá mais força emocional às cenas mais intensas.

“A felicidade só é real quando você a compartilha.”
 - Jon Krakaur -

2. À procura da felicidade

O diretor Gabriele Muccino nos mostra a longa luta de Chris Gardner pela estabilidade financeira.

Em alguns momentos da vida podemos nos encontrar em uma situação de autêntica vulnerabilidade. O filme nos lembra que é preciso buscar a fortuna e que muitas vezes é preciso criar as oportunidades. Esse filme nos lembra que somos os construtores de nosso bem-estar, venha como os acontecimentos vierem.

3. Intocáveis

Deve-se notar que a felicidade pode ser percebida de diferentes maneiras. Às vezes, você pode buscá-la apesar das más circunstâncias em que se encontra e senti-la mesmo que não nos encontremos como realmente gostaríamos, principalmente se falamos de questões de saúde. É assim que acontece no filme Intocáveis, dos diretores Olivier Nakache e Éric Toledano. Aqui estão alguns destaques:Philippe é um homem tetraplégico rico e bonito. Em sua vida ordenada e correta, aparecerá Driss, um jovem senegalês de um bairro humilde com ideias muito diferentes. As diferenças entre os dois são muitas, mas o que eles podem contribuir um para o outro ainda é muito maior; dessa forma, quase sem querer, acabarão sendo amigos e se reconciliando com a vida.

Driss começará a passar muitas horas com Philippe. Dessa forma, os dois terão a oportunidade de conhecer a perspectiva do outro.


Como a felicidade se apresenta nesse caso? Apesar das limitações de Philippe, eles tentam garantir que o momento em que vivem não seja frustrado pelo passado ou pelo futuro. A melhor coisa é que o filme leva o espectador a fazer o mesmo.

4. Agora ou nunca

O diretor Rob Reinier propõe um dos filmes mais estimulantes sobre a felicidade. Duas pessoas são apresentadas no argumento, Carter e Edward. Eles não se conhecem, mas ambos foram diagnosticados com câncer terminal. Ambos trabalharam duro, relegando seus sonhos a um futuro que agora se lhes apresenta incerto.

Ao longo dessa história, há momentos de diversão, emoção e melancolia, mas acima de tudo eles tentam garantir que seu amor vital esteja sempre acima do medo que possam sentir após o diagnóstico.

“A ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade
 sem ação.”
- Benjamin Disraeli -

5. Billy Elliot

Um dos grandes clássicos do cinema. Stephen Daldry nos apresenta uma história de esperança, uma narrativa inspiradora para todos aqueles que não ousam dar o passo inicial. Billy Elliot tem um verdadeiro amor pela dança. Ele quer se dedicar a isso, mas não lhe irão facilitar.

Socialmente, dançar parece ser uma atividade apenas para mulheres; no entanto, Billy quer criar um espaço em um mundo que o enche de emoção e alegria. Ele vai lutar por isso, apesar das pedras que podem ser encontradas pelo caminho. Um dos filmes mais emblemáticos sobre a felicidade pela rebeldia que motiva contra certos moldes sociais com pouco ou nenhum significado.





 À procura da felicidade





Agora ou nunca / Antes de Partir



Billy Elliot