Perdão : Dois textos e um vídeo




Perdoar é poder viajar ao passado e voltar sem dor



Quando nos machucam, nossa reação imediata é não querer perdoar quem fez isso conosco. Nos sentimos ofendidos, decepcionados e, em alguns casos, com profundas dores. Mas essa reação tão comum e natural também tem suas dificuldades.

É verdade que, a curto prazo, manter o rancor pode impedir que o dano continue; e é por isso que geralmente não perdoamos de primeira a pessoa que nos causou dor. Mas se continuarmos a guardar rancor de uma pessoa por muito tempo, é como se estivéssemos mentalmente presos em uma situação que não existe mais. Isso nos causará todos os tipos de sentimentos intensos, que podem chegar a nos provocar um sofrimento desnecessário.

Dois dos estados mais negativos que a mente pode manter, e que ocorrem por não saber perdoar a tempo, são o ódio e a raiva. Sêneca descreveu o ódio e a raiva como as mais terríveis e frenéticas de todas as emoções. Em muitas ocasiões, os danos que nos causam são muito maiores do que os possíveis benefícios que podem nos trazer ao continuarmos guardando o rancor.

No entanto, perdoar aquele que nos prejudicou não é tão simples quanto desejar fazer isso. Uma vez que aceitamos os efeitos prejudiciais de manter o ódio, e queremos aprender a perdoar as pessoas que no passado nos causaram dor, a seguinte pergunta é evidente: como podemos conseguir isso?

Se alguém encontra uma pessoa ferida por uma flecha, não dedica tempo para se perguntar de onde veio ou para analisar de que tipo de madeira é feita; pelo contrário, irá se concentrar em tentar extraí-la imediatamente para minimizar as lesões. Deveríamos fazer o mesmo com o sofrimento, eliminando-o o quanto antes, sem dar mais espaço para que continue nos prejudicando. A seguir, descreveremos algumas das razões mais poderosas para começar a praticar o perdão.

“Se você não perdoar por amor, perdoe pelo menos por egoísmo, pelo seu próprio bem-estar.”   - Dalai Lama -

Perdoar é um sinal de força

Na mentalidade ocidental, a paciência e a tolerância são considerados valores importantes até certo ponto. No entanto, quando alguém nos fere, responder com paciência e tolerância parece transmitir fraqueza e passividade. Esta é uma das principais razões pelas quais é tão difícil para nós perdoar os outros.

Como essas duas virtudes são componentes indispensáveis ​​das emoções, como perdão ou amor, não deveríamos vê-las como sinal de fraqueza. Pelo contrário, poderíamos começar a entendê-las mais como um sinal de força, que vem de uma profunda capacidade de nos manter firmes em nossos valores.

Responder a uma situação dolorosa com paciência e tolerância é um sinal de força emocional e nos ajudará a chegar mais perto do perdão do que uma reação de raiva e ódio. Além disso, enfrentar uma situação difícil com essa atitude envolve exercer um controle significativo sobre nossos sentimentos, o que significa ter uma boa autoestima e inteligência emocional.

“ Perdoar só se aprende na vida quando, por sua vez, precisamos que nos perdoem muito."

O perdão é a água que extermina os incêndios da alma

A teoria U nos ensina que não podemos viver o futuro com o fardo do passado em nossas costas. Despedir-se amistosamente do que já aconteceu, perdoando os erros dos outros e os seus próprios, abre um espaço para novas oportunidades.

Como aponta Otto Scharmer, criador da Teoria U, “A energia segue a atenção. Por isso não devemos focar nossa atenção no que tentamos evitar, mas no que pretendemos que aconteça”. Por exemplo, uma pessoa que está ressentida pelas decepções do passado irá procurar, sem perceber, esses mesmos resultados em todas as suas ações e relacionamentos, porque está ancorada ao ciclo do que aconteceu, e não ao novo que pode ocorrer.

A teoria U diz, entre outras coisas, que enquanto não nos desprendemos dos velhos medos e preconceitos (para o qual utiliza a expressão do inglês let it go), não vamos deixar espaço para que nada realmente novo aconteça em nossa vida (let it come). Se não abandonarmos o lastro do passado, não haverá espaço para que a vida para nos surpreenda com novas experiências.

Como vemos, perdoar alguém quando este nos machucou pode ser muito difícil. Precisamente por essa razão, é fundamental que entendamos as razões pelas quais vale a pena aprender a fazer isso. Lembre-se de que está em suas mãos deixar ir o passado, se libertando assim de uma pesada carga emocional que não lhe permite avançar.

“ O perdão nos permite ser felizes e aproveitar a vida, já que errar é humano.”





Perdoar significa entender, não justificar



Saber perdoar sempre foi visto como uma virtude. Há pessoas que têm dificuldade para esquecer tudo e recomeçar quando alguém faz qualquer coisa que as machuca. Por outro lado, há outras que perdoam absolutamente tudo o que os outros fazem… Como encontrar o equilíbrio?

Saber perdoar não significa esquecer tudo o que os outros fazem sem se importar com como nos sentimos. É importante aprender a deixar o rancor para trás, mas sem justificar o injustificável… Continue lendo para aprender a usar o perdão com equilíbrio e melhorar, assim, seu bem-estar emocional!

“ Apenas aqueles espíritos verdadeiramente corajosos sabem a maneira de perdoar. Um ser vil não perdoa nunca porque isso não faz parte da sua natureza.”   - Laurence Sterne -

A virtude de perdoar começa em si mesmo

Aprender a perdoar não implica que não nos importa o que os outros fazem, mas que não deixamos que a irritação ou o aborrecimento inicial se transforme em rancor e inunde de mal-estar a nossa vida e a relação com a pessoa que nos machucou. De fato, perdoar nos ajuda a deixar passar o que aconteceu, mas tomando decisões que nos protejam daquilo que nos prejudicaria no futuro.

Pensamos em perdoar os outros, mas temos o mau costume de esquecer de perdoar a nós mesmos. A realidade é que ninguém é perfeito. Por mais que pareça clichê, todos nós cometemos erros. É importante compreender isso, pois em muitas situações estabelecemos níveis de autocobrança que são impossíveis de atingir, o que pode provocar sentimentos de frustração, ansiedade ou raiva em relação a nós mesmos.

Portanto, reconhecer que somos humanos é o primeiro passo para aprender a se perdoar. Mas podemos dar um passo além: se fizemos algo que consideramos incorreto, podemos deixar de dar voltas e voltas e buscar uma solução.

A questão reside em trocar essa espiral de pensamentos que nos levam a um beco sem saída por uma maneira mais adequada de enfrentar o problema. De modo que temos duas alternativas: remediar o que fizemos e, se não houver essa opção, pensar no que podemos fazer para evitar cometer o mesmo erro no futuro.

Perdoar significa entender que os outros também cometem erros

Assim que adquirimos consciência de que não somos perfeitos, nos resta considerar o mesmo para as outras pessoas. Muitas vezes, é mais fácil justificar nossos erros que os das pessoas com quem convivemos. A verdade é que, da mesma forma que temos exigências conosco, também temos com as outras pessoas.

“ Perdoar é não considerar demais as limitações e os defeitos do outro, não levá-los muito a sério, mas diminuir a importância que têm, com bom humor, dizendo: Eu sei que você não é assim!” 
 - Robert Spaemann -


Assim, esperamos coisas das outras pessoas que elas nem sempre podem nos dar. Entender que os outros não são obrigados a atender nossas expectativas é muito importante para aprender a perdoar o que consideramos que fizeram errado. O mesmo acontece quando nos decepcionamos com nós mesmos, é importante deixar o rancor para trás.

De novo, ficar dando voltas e voltas naquilo que a pessoa em questão fez não nos ajuda em nada. Se alguma coisa nos incomoda, é preciso tentar entender os motivos que a pessoa pode ter tido para agir de determinada maneira. Nesse sentido, manter uma conversa sobre o tema, tentando buscar uma solução para o que aconteceu, pode ser positivo.

Perdoar não quer dizer que tudo é justificável

No entanto, não se deve perdoar tudo que as pessoas fazem por costume de perdoar. É importante considerar os nossos próprios direitos e nossas próprias necessidades. Se desculpamos constantemente os males que os outros nos causam, prejudicamos nosso próprio bem-estar e impedimos nossa autoafirmação.

“ Perdoar demais aquele que erra é cometer uma injustiça com aquele que não erra.”   - Baldassare Castiglione -

Aprender a escutar nossas emoções nesses casos vai nos proporcionar dicas para saber o que fazer. Assim, aprendemos a colocar limites aos outros e a defender nossos próprios direitos.

De modo que para aprender a não perdoar absolutamente tudo, é importante refletir sobre o que aconteceu e sobre qual é o motivo do nosso aborrecimento. Dessa maneira, tentaremos atribuir a responsabilidade do que aconteceu a quem corresponder.

Não se trata de buscar culpados, mas de dar a cada um o que o corresponde. Porque antes de desculpar o outro sem mais nem menos, é recomendável conversar sobre o comportamento e sobre aquilo que esperávamos ou que gostaríamos que tivesse acontecido. Trata-se, portanto, de equilibrar a balança entre nossas necessidades e as das outras pessoas. Aprenda a perdoar!









Porque não votar em Bolsonaro


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Ensinando criança a fazer o gesto de atirar com uma arma !



Seu filho aprende o machismo nos livros


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Lula mudou a vida de milhões de pessoas e isto não se esquece . . .


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Vídeo da canção em inglês sobre Lula : “ Você não está sozinho : A voz deles é a sua voz. É a vez do povo.”


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Ator norte-americano Danny Glover quando visitou Lula na prisão






Joaquim de Carvalho

O músico e produtor brasileiro Daniel Téo, nascido em Chapecó-SC e radicado nos Estados Unidos há sete anos, compôs uma música no dia em que Lula foi preso, 7 de abril. O tema serviu como trilha sonora do vídeo produzido pelo próprio Daniel e sua equipe. A letra, traduzida:

Você não está sozinho

Juntos nós somos mais fortes

Nós conhecemos um caminho melhor para a vitória

Vocês conseguem me ouvir?

Deus, não existem muros para os sonhadores

Eles não podem nos impedir de sonhar

Ei, você aí no vale 

Venha para o topo do monte

Vamos unir nossas mãos

Vamos cantando descer a avenida por:

Tutu, Gandhi, Parks, King, Joseph, Douglas, Paine, Anthony.

Por Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama, Mandela, Simone, Guthrie!

Você precisa acordar!

Ignorar o barulho em volta, irmã

Você tem a visão

Não desista por causa do medo

Nós estaremos lá de pé

Eles não podem nos dividir

Ei, você aí no vale

Venha para o topo do monte

Vamos unir nossas mãos

Vamos cantando descer a avenida por:

Tutu, Gandhi, Parks, King, Joseph, Douglas, Paine, Anthony.

Por Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama, Mandela, Simone, Guthrie!



Postado em DCM em 25/08/2018



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Bruxelas - Bélgica


Paris - França


Estrasburgo - França


Londres - Inglaterra


Genebra - Suíça


Berlim - Alemanha


Nova York - Estados Unidos


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Buenos Aires - Argentina



Abandonar o racismo e o extremismo. Ativista conta por que deixou o movimento neonazista nos Estados Unidos







Aos 14 anos, Christian Picciolini passou de adolescente ingênuo a supremacista branco, e logo, a líder da primeira gangue de skinheads neonazistas dos Estados Unidos. Como ele se radicalizou e como, no final, saiu do movimento? Nesta palestra corajosa, Picciolini compartilha a solução surpreendente que encontrou para conferir novos rumos à sua existência.


Christian Picciolini

Tradução: Maurício Kakuei Tanaka. Revisão: Leonardo Silva

Vídeo: TED Ideas Worth Spreading


Christian Picciolini é, hoje, um especialista em ações contra-extremismos e racismos. Dedica a vida e todas as suas forças para ajudar vítimas dessas duas aberrações comportamentais, e também aqueles que caíram nas malhas de organizações extremistas e racistas e não sabem como sair delas.


Christian Picciolini


Christian Picciolini conhece muito bem esse mundo por ter vivido e militado nele durante muitos anos. Depois de abandonar o movimento supremacista branco skinhead que ele mesmo ajudou a construir nos Estados Unidos durante os anos 1980 e 1990, ele se graduou em relações internacionais na DePaul University. Logo depois, lançou o Goldmill Group, uma empresa de mídia global e de consultoria sobre contra-racismos. Em 2016, Picciolini ganhou um Prêmio Emmy por seu papel na produção de campanhas publicitárias anti-ódio e por ajudar pessoas a se desengajar de grupos extremistas violentos.

Vídeo : Palestra de Christian Picciolini no TED







Tradução integral da palestra de Christian Picciolini:


Minha saída do extremismo violento começou há 22 anos, quando denunciei o racismo e saí do movimento skinhead americano de supremacia branca que ajudei a construir.

Eu tinha apenas 22 anos na época, mas já havia passado 8 anos, desde meus 14 anos, como um dos primeiros e mais jovens membros e, por fim, líder dentro do movimento de ódio mais violento dos EUA.

Mas não nasci dentro do ódio; na verdade, foi bem o contrário. Tive uma infância relativamente normal. Meus pais eram imigrantes italianos que vieram para os EUA em meados da década de 1960 e se estabeleceram na parte sul de Chicago, onde depois se conheceram e abriram uma pequena loja de artigos de beleza. Logo após eu nascer, as coisas ficaram um pouco mais difíceis. Eles lutavam para sobreviver cuidando de uma família jovem e um novo negócio, trabalhando, muitas vezes, 7 dias por semana, 14 horas por dia, assumindo dois, três empregos para garantir o básico para sobreviver. Era praticamente impossível a meus pais terem tempo para passar comigo. Mesmo sabendo que me amavam muito, eu crescia me sentindo abandonado. Sentia-me solitário e comecei a me afastar e a ficar ressentido com meus pais e a ter muita raiva. Conforme eu crescia, passando pela adolescência, comecei a tentar conseguir a atenção de meus pais.

Um dia, aos 14 anos, eu estava fumando em um beco, e um homem, com o dobro de minha idade, cabeça raspada e botas pretas, surgiu na minha frente e arrancou o cigarro da minha boca. Ele colocou a mão no meu ombro, olhou-me nos olhos e disse: “Isso é o que os comunistas e os judeus querem que você faça para mantê-lo submisso”. Eu tinha 14 anos. Trocava cartões de beisebol e assistia a séries de TV. Nem sabia o que era um judeu.

É verdade. O único comunista que eu conhecia era o cara russo malvado de meu filme Rocky favorito.

Já que estou aqui, abrindo meu coração a vocês, posso revelar que não sabia nem mesmo o significado da palavra “submisso”.

Mas era como se o homem daquele beco tivesse me atirado um salva-vidas. Por 14 anos, eu me senti marginalizado e discriminado. Tinha baixa autoestima. Sinceramente, não sabia quem eu era e qual era meu lugar, ou meu propósito na vida. Eu estava perdido. Da noite para o dia, pelo fato de aquele homem ter me resgatado e eu ter agarrado aquele salva-vidas com todas as minhas forças, deixei as séries de TV para me tornar um completo nazista. Da noite para o dia.


“Make America Great Again”, lema de seguidores de Donald Trump e
também de neonazistas norte-americanos


Comecei a ouvir a retórica e a acreditar nela. Comecei a ver bem de perto como os líderes daquela organização, cujo alvo eram jovens vulneráveis que se sentiam marginalizados, os atraíam com promessas que não eram cumpridas. Então, comecei eu mesmo a recrutar, por meio da produção de música sobre a supremacia branca. Logo me tornei o líder dessa organização abominável, liderada pelo homem que encontrei naquele beco e que me recrutou naquele dia: o primeiro skinhead neonazista americano que me radicalizou. Nos oito anos seguintes, acreditei nas mentiras que me contaram. Embora não visse evidência alguma do que me contaram, eu não hesitava em culpar cada judeu do mundo pelo que considerava ser um genocídio de brancos europeus, promovido por eles por meio de uma pauta multiculturalista. Eu culpava as pessoas de cor pelo crime, pela violência e pelas drogas na cidade, ignorando completamente o fato de que eu cometia atos de violência diariamente, e que, em muitos casos, eram os supremacistas brancos que distribuíam as drogas no centro das cidades. Eu culpava os imigrantes por tirar os empregos dos brancos americanos, ignorando completamente o fato de que meus pais eram trabalhadores imigrantes que lutavam para sobreviver, apesar de não conseguirem ajuda de ninguém.

Nos oito anos seguintes, vi amigos morrerem, outros serem presos e inúmeras vítimas e suas famílias serem torturadas. Ouvi histórias terríveis de mulheres do movimento, brutalmente estupradas pelos mesmos homens em quem foram induzidas a confiar. Eu mesmo cometi atos de violência contra pessoas somente pela cor da pele, pela orientação sexual, ou o deus em quem acreditavam. Eu armazenava armas para o que eu considerava uma guerra racial iminente. Frequentei seis escolas; fui expulso de quatro delas, de uma das quais, duas vezes. Há 25 anos, compus e toquei música racista, que chegou à internet décadas depois e de certa forma inspirou um jovem nacionalista branco a entrar num templo sagrado de Charleston, na Carolina do Sul, e massacrar nove pessoas inocentes.

Mas, então, minha vida mudou. Aos 19 anos, conheci uma garota que não fazia parte do movimento e não era nada racista. Eu me apaixonei por ela. Aos 19, nós nos casamos e tivemos nosso primeiro filho. Quando segurei meu filho nos braços naquele dia, na maternidade, não apenas me reconectei com parte da inocência que eu havia perdido aos 14 anos, mas aquilo também começou a me fazer refletir sobre as questões importantes que me levaram ao movimento, identidade, comunidade e propósito, coisas que mexiam comigo quando ainda jovem. Eu passei a questionar novamente quem eu era. Eu era um semeador de discórdia neonazista, ou um pai e marido carinhoso? Minha comunidade era aquela que eu havia construído ao meu redor para alimentar meu próprio ego, pelo fato de eu sentir ódio por mim mesmo e querer projetar isso nos outros, ou era aquela que eu havia fisicamente gerado? Meu propósito era destruir o planeta ou torná-lo um lugar melhor para minha família? De repente, era como se uma tonelada de tijolos tivesse me atingido, e fiquei bem confuso em relação a quem eu tinha sido naqueles últimos oito anos. Se eu tivesse sido corajoso o bastante para sair naquele momento, para entender minha luta interior, talvez a tragédia pudesse ter sido evitada.


A tensão racial durante as manifestações dos supremacistas brancos
e seus opositores pode chegar a níveis extremos


Em vez disso, assumi um compromisso. Deixei as ruas pelo bem da minha família porque eu estava preocupado com a possibilidade de ser preso ou acabar morto, e eles precisarem se virar sozinhos. Então, deixei de ser líder e abri uma loja de discos para vender, é claro, música da supremacia branca que eu importava da Europa. Mas eu sabia que, se fosse apenas uma loja racista vendendo música racista, a comunidade não me deixaria ficar lá. Decidi, então, abastecer as prateleiras com outro tipo de música, como punk rock, “heavy metal” e hip-hop. Embora a música de supremacia branca que eu vendia correspondesse a 75% de minha renda bruta, porque as pessoas vinham de todo o país para comprá-la da única loja que a vendia, eu também tinha clientes que entravam para comprar outro tipo de música e que depois começaram a conversar comigo. 

Um dia, entrou um adolescente negro visivelmente triste. Decidi lhe perguntar o que havia de errado. Ele me disse que sua mãe havia sido diagnosticada com câncer de mama. De repente, esse adolescente negro, com quem nunca tive uma conversa ou interação significativa, fui capaz de me conectar com ele, porque minha mãe também havia sido diagnosticada com câncer de mama, e pude sentir a dor dele. Em outra ocasião, um casal gay entrou na loja com o filho, e ficou óbvio para mim que eles amavam o filho com o mesmo amor profundo com que eu amava o meu filho. De repente, eu não conseguia mais defender ou justificar o preconceito em minha mente. 


“Suástica Yankee”, livro de Christian Picciolini 


Decidi retirar do acervo da loja a música de supremacia branca quando fiquei envergonhado demais de vender na frente de meus novos amigos. É claro que a loja não conseguiu se manter, e tive que fechá-la. Ao mesmo tempo, perdi quase tudo na vida. Usei isso como uma oportunidade para me afastar do movimento do qual eu havia participado por oito anos, a única identidade, comunidade e propósito que havia conhecido durante a maior parte da minha vida. Então, eu não tinha ninguém. Perdi meu sustento porque fechei a loja. Não tinha um ótimo relacionamento com meus pais, embora eles tentassem. Minha esposa e meus filhos me deixaram, porque eu não havia deixado o movimento e me livrado rápido o bastante. De repente, não sabia mais quem eu era, onde me encaixava,ou qual era meu propósito. Fiquei arrasado por dentro e, muitas vezes, acordava de manhã desejando não ter acordado.

Uns cinco anos depois disso, uma de minhas poucas amigas, preocupada com meu bem-estar, chegou para mim e disse: “Você precisa fazer alguma coisa, porque não quero que você morra”. Ela sugeriu que eu me candidatasse a um emprego onde ela trabalhava, em uma empresa chamada IBM. Sim, também achei que ela havia enlouquecido.

Lá estava eu, um ex-nazista coberto por tatuagens de ódio. Não tinha feito faculdade. Fui expulso de várias escolas inúmeras vezes. Não tinha nem mesmo um computador. Mas fui até lá e, de algum modo, milagrosamente, consegui o emprego. Fiquei animado.

Então, fiquei apavorado ao descobrir que, na verdade, haviam me colocado de volta em minha velha escola, a mesma da qual fui expulso duas vezes, para instalar os computadores. Era a escola em que eu havia cometido atos de violência contra os alunos e o corpo docente, protestado em frente à escola por direitos iguais para os brancos e feito até mesmo um ato de ocupação na cafeteria defendendo a criação de um centro acadêmico branco.

É claro que, como um carma, nas primeiras horas, vem em minha direção o sr. Johnny Holmes, o segurança negro rigoroso com quem eu tinha me envolvido em uma briga, que me expulsou da segunda vez e me retirou algemado da escola. Ele não me reconheceu, mas eu o vi e congelei, não sabia o que fazer. Eu era esse homem adulto agora, anos fora do movimento, e estava suando e tremendo. Mas decidi que tinha que fazer alguma coisa, que precisava sofrer as consequências pelo que fiz, porque, durante cinco anos, tentei superar isso. Tentei fazer novos amigos e cobrir as tatuagens com mangas compridas, e eu não admitia isso, porque tinha medo de ser julgado da mesma forma que eu havia julgado as outras pessoas. Decidi que iria ao estacionamento, atrás do sr. Holmes, o que talvez não tenha sido a decisão mais inteligente.

Quando o encontrei, ele estava entrando no carro, e coloquei a mão em seu ombro. Quando ele se virou e me reconheceu, ele recuou porque ficou com medo.Eu não sabia o que dizer. Finalmente, as palavras saíram da boca, e tudo o que pude pensar em dizer foi: “Me desculpe”. Ele me abraçou, me perdoou e me incentivou a perdoar a mim mesmo. Reconheceu que aquela não era a história de um garoto arrasado e sem rumo que acabaria em uma gangue ou na prisão. Ele sabia que era a história de todo jovem vulnerável à procura de identidade, comunidade e propósito, que encontrou um obstáculo e não pôde superá-lo, caindo em um caminho sombrio. Ele me fez prometer uma coisa: que eu contaria minha história a todos que quisessem ouvi-la. Isso foi há 18 anos, e tenho feito isso desde então.

Vocês devem estar se perguntando agora: “Como um bom garoto, filho de imigrantes trabalhadores, acaba caindo no mau caminho?” Uma palavra: fossas. Isso mesmo: fossas. Tive muitas fossas quando era garoto. Todos nós já tivemos. A fossa, quando permanece, quando não é resolvida, quando não recebe cuidados, pode nos deixar em perigo, confinados, perdidos em corredores muito escuros. As fossas podem ser coisas como trauma, maus-tratos, desemprego, negligência, problemas de saúde mental não tratados, até mesmo privilégios. Se nos depararmos com muitas fossas em nossa jornada pela vida, e não tivermos recursos nem ajuda para passar por isso ou para nos tirar disso, bem, às vezes, pessoas boas acabam fazendo coisas ruins.

Uma dessas pessoas que tinha fossas era Darrell. Darrell é do norte do estado de Nova York. Ele tinha lido minha biografia, e ficou muito triste com o final dela. Eu tinha saído do movimento e ele continuava lá. Ele me enviou um e-mail e disse: “Não gostei da maneira como ficaram as coisas”. Eu disse: “Bem, lamento”. Mas, se quiser conversar sobre isso, com certeza poderemos”.

Após algumas semanas de idas e vindas com Darrell, descobri que ele era um militar veterano de 31 anos, que havia sido ferido e estava muito bravo por não poder ir ao Afeganistão para matar muçulmanos. Um dia, ao telefone, ele me disse que tinha visto um muçulmano rezando no parque e tudo que queria fazer era chutar a cara dele. Viajei para Buffalo no dia seguinte, sentei com Darrell e lhe perguntei: “Você já conheceu um muçulmano antes?” Ele disse: “Não! Por que eu iria querer fazer isso? Eles são maus, não quero nada com eles”. Eu disse: “Tudo bem”. Então, eu me desculpei e fui ao banheiro. Peguei meu telefone e procurei no Google a mesquita local, e liguei para eles em silêncio no banheiro. Eu disse: “Com licença, imam, preciso de um favor. Conheço um cristão que adoraria aprender mais sobre sua religião. Você se importa se passarmos aí?”

Levou um tempo para convencer Darrell, mas finalmente chegamos lá. Quando bati na porta, o imam disse que só tinha 15 minutos para nos atender, porque estava se preparando para uma reunião de orações. Eu disse: “Aceitamos”. Nós entramos e, duas horas e meia depois, saímos depois de nos abraçarmos e chorarmos e de modo muito estranho ficarmos amigos falando sobre Chuck Norris por algum motivo.

Não sei o que foi aquilo, mas foi o que aconteceu. Fico feliz em dizer agora que Darrell e o imam podem ser vistos na barraca de falafel local, almoçando juntos.

Vejam, trata-se de uma desconexão entre nós. O ódio nasce da ignorância. O pai dela é o medo, e a mãe é o isolamento. Quando não compreendemos algo, temos tendência a ficar com medo, e, se nos afastarmos, esse medo aumenta e, às vezes, se transforma em ódio. Desde que saí do movimento, ajudei mais de 100 pessoas a se livrarem dos movimentos extremistas, de grupos supremacistas brancos, e até de grupos jihadistas. Não faço isso discutindo com eles, nem debatendo, nem lhes dizendo que estão errados, mesmo que às vezes eu quisesse. Não faço isso. Pelo contrário: não os afasto, mas os trago para perto e escuto com muita atenção às suas fossas e começo, então, a preenchê-las. Tento tornar as pessoas mais fortes, mais autoconfiantes, mais capazes de terem habilidades para concorrer no mercado de trabalho para não terem que culpar o outro, que nunca conheceram.

Antes de ir, gostaria de deixar a vocês uma última coisa. Todas as pessoas com quem trabalhei lhes contarão a mesma história. Primeiro, elas se tornaram extremistas porque queriam pertencer a alguma coisa, e não por causa de ideologia ou dogma. E, segundo, o que as tirou de lá foi receber compaixão das pessoas de quem elas menos esperavam, quando menos a mereciam.

Gostaria, então, de deixar um desafio a vocês: saiam hoje, amanhã – espero que todos os dias – encontrem alguém que vocês acham que não merece sua compaixão e lhe ofereça compaixão, porque garanto a vocês que são essas pessoas as que mais precisam.

Muito obrigado.



Postado em Brasil 247 em 23/08/2018