Vídeo da canção em inglês sobre Lula : “ Você não está sozinho : A voz deles é a sua voz. É a vez do povo.”
Ator norte-americano Danny Glover quando visitou Lula na prisão
Joaquim de Carvalho
O músico e produtor brasileiro Daniel Téo, nascido em Chapecó-SC e radicado nos Estados Unidos há sete anos, compôs uma música no dia em que Lula foi preso, 7 de abril. O tema serviu como trilha sonora do vídeo produzido pelo próprio Daniel e sua equipe. A letra, traduzida:
Você não está sozinho
Juntos nós somos mais fortes
Nós conhecemos um caminho melhor para a vitória
Vocês conseguem me ouvir?
Deus, não existem muros para os sonhadores
Eles não podem nos impedir de sonhar
Ei, você aí no vale
Venha para o topo do monte
Vamos unir nossas mãos
Vamos cantando descer a avenida por:
Tutu, Gandhi, Parks, King, Joseph, Douglas, Paine, Anthony.
Por Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama, Mandela, Simone, Guthrie!
Você precisa acordar!
Ignorar o barulho em volta, irmã
Você tem a visão
Não desista por causa do medo
Nós estaremos lá de pé
Eles não podem nos dividir
Ei, você aí no vale
Venha para o topo do monte
Vamos unir nossas mãos
Vamos cantando descer a avenida por:
Tutu, Gandhi, Parks, King, Joseph, Douglas, Paine, Anthony.
Por Lula, Lennon, Malala, Dalai Lama, Mandela, Simone, Guthrie!
Postado em DCM em 25/08/2018
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Abandonar o racismo e o extremismo. Ativista conta por que deixou o movimento neonazista nos Estados Unidos
Aos 14 anos, Christian Picciolini passou de adolescente ingênuo a supremacista branco, e logo, a líder da primeira gangue de skinheads neonazistas dos Estados Unidos. Como ele se radicalizou e como, no final, saiu do movimento? Nesta palestra corajosa, Picciolini compartilha a solução surpreendente que encontrou para conferir novos rumos à sua existência.
Christian Picciolini
Tradução: Maurício Kakuei Tanaka. Revisão: Leonardo Silva
Vídeo: TED Ideas Worth Spreading
Christian Picciolini é, hoje, um especialista em ações contra-extremismos e racismos. Dedica a vida e todas as suas forças para ajudar vítimas dessas duas aberrações comportamentais, e também aqueles que caíram nas malhas de organizações extremistas e racistas e não sabem como sair delas.
Christian Picciolini
Christian Picciolini conhece muito bem esse mundo por ter vivido e militado nele durante muitos anos. Depois de abandonar o movimento supremacista branco skinhead que ele mesmo ajudou a construir nos Estados Unidos durante os anos 1980 e 1990, ele se graduou em relações internacionais na DePaul University. Logo depois, lançou o Goldmill Group, uma empresa de mídia global e de consultoria sobre contra-racismos. Em 2016, Picciolini ganhou um Prêmio Emmy por seu papel na produção de campanhas publicitárias anti-ódio e por ajudar pessoas a se desengajar de grupos extremistas violentos.
Vídeo : Palestra de Christian Picciolini no TED
Tradução integral da palestra de Christian Picciolini:
Minha saída do extremismo violento começou há 22 anos, quando denunciei o racismo e saí do movimento skinhead americano de supremacia branca que ajudei a construir.
Eu tinha apenas 22 anos na época, mas já havia passado 8 anos, desde meus 14 anos, como um dos primeiros e mais jovens membros e, por fim, líder dentro do movimento de ódio mais violento dos EUA.
Mas não nasci dentro do ódio; na verdade, foi bem o contrário. Tive uma infância relativamente normal. Meus pais eram imigrantes italianos que vieram para os EUA em meados da década de 1960 e se estabeleceram na parte sul de Chicago, onde depois se conheceram e abriram uma pequena loja de artigos de beleza. Logo após eu nascer, as coisas ficaram um pouco mais difíceis. Eles lutavam para sobreviver cuidando de uma família jovem e um novo negócio, trabalhando, muitas vezes, 7 dias por semana, 14 horas por dia, assumindo dois, três empregos para garantir o básico para sobreviver. Era praticamente impossível a meus pais terem tempo para passar comigo. Mesmo sabendo que me amavam muito, eu crescia me sentindo abandonado. Sentia-me solitário e comecei a me afastar e a ficar ressentido com meus pais e a ter muita raiva. Conforme eu crescia, passando pela adolescência, comecei a tentar conseguir a atenção de meus pais.
Um dia, aos 14 anos, eu estava fumando em um beco, e um homem, com o dobro de minha idade, cabeça raspada e botas pretas, surgiu na minha frente e arrancou o cigarro da minha boca. Ele colocou a mão no meu ombro, olhou-me nos olhos e disse: “Isso é o que os comunistas e os judeus querem que você faça para mantê-lo submisso”. Eu tinha 14 anos. Trocava cartões de beisebol e assistia a séries de TV. Nem sabia o que era um judeu.
É verdade. O único comunista que eu conhecia era o cara russo malvado de meu filme Rocky favorito.
Já que estou aqui, abrindo meu coração a vocês, posso revelar que não sabia nem mesmo o significado da palavra “submisso”.
Mas era como se o homem daquele beco tivesse me atirado um salva-vidas. Por 14 anos, eu me senti marginalizado e discriminado. Tinha baixa autoestima. Sinceramente, não sabia quem eu era e qual era meu lugar, ou meu propósito na vida. Eu estava perdido. Da noite para o dia, pelo fato de aquele homem ter me resgatado e eu ter agarrado aquele salva-vidas com todas as minhas forças, deixei as séries de TV para me tornar um completo nazista. Da noite para o dia.
“Make America Great Again”, lema de seguidores de Donald Trump e
também de neonazistas norte-americanos
Comecei a ouvir a retórica e a acreditar nela. Comecei a ver bem de perto como os líderes daquela organização, cujo alvo eram jovens vulneráveis que se sentiam marginalizados, os atraíam com promessas que não eram cumpridas. Então, comecei eu mesmo a recrutar, por meio da produção de música sobre a supremacia branca. Logo me tornei o líder dessa organização abominável, liderada pelo homem que encontrei naquele beco e que me recrutou naquele dia: o primeiro skinhead neonazista americano que me radicalizou. Nos oito anos seguintes, acreditei nas mentiras que me contaram. Embora não visse evidência alguma do que me contaram, eu não hesitava em culpar cada judeu do mundo pelo que considerava ser um genocídio de brancos europeus, promovido por eles por meio de uma pauta multiculturalista. Eu culpava as pessoas de cor pelo crime, pela violência e pelas drogas na cidade, ignorando completamente o fato de que eu cometia atos de violência diariamente, e que, em muitos casos, eram os supremacistas brancos que distribuíam as drogas no centro das cidades. Eu culpava os imigrantes por tirar os empregos dos brancos americanos, ignorando completamente o fato de que meus pais eram trabalhadores imigrantes que lutavam para sobreviver, apesar de não conseguirem ajuda de ninguém.
Nos oito anos seguintes, vi amigos morrerem, outros serem presos e inúmeras vítimas e suas famílias serem torturadas. Ouvi histórias terríveis de mulheres do movimento, brutalmente estupradas pelos mesmos homens em quem foram induzidas a confiar. Eu mesmo cometi atos de violência contra pessoas somente pela cor da pele, pela orientação sexual, ou o deus em quem acreditavam. Eu armazenava armas para o que eu considerava uma guerra racial iminente. Frequentei seis escolas; fui expulso de quatro delas, de uma das quais, duas vezes. Há 25 anos, compus e toquei música racista, que chegou à internet décadas depois e de certa forma inspirou um jovem nacionalista branco a entrar num templo sagrado de Charleston, na Carolina do Sul, e massacrar nove pessoas inocentes.
Mas, então, minha vida mudou. Aos 19 anos, conheci uma garota que não fazia parte do movimento e não era nada racista. Eu me apaixonei por ela. Aos 19, nós nos casamos e tivemos nosso primeiro filho. Quando segurei meu filho nos braços naquele dia, na maternidade, não apenas me reconectei com parte da inocência que eu havia perdido aos 14 anos, mas aquilo também começou a me fazer refletir sobre as questões importantes que me levaram ao movimento, identidade, comunidade e propósito, coisas que mexiam comigo quando ainda jovem. Eu passei a questionar novamente quem eu era. Eu era um semeador de discórdia neonazista, ou um pai e marido carinhoso? Minha comunidade era aquela que eu havia construído ao meu redor para alimentar meu próprio ego, pelo fato de eu sentir ódio por mim mesmo e querer projetar isso nos outros, ou era aquela que eu havia fisicamente gerado? Meu propósito era destruir o planeta ou torná-lo um lugar melhor para minha família? De repente, era como se uma tonelada de tijolos tivesse me atingido, e fiquei bem confuso em relação a quem eu tinha sido naqueles últimos oito anos. Se eu tivesse sido corajoso o bastante para sair naquele momento, para entender minha luta interior, talvez a tragédia pudesse ter sido evitada.
A tensão racial durante as manifestações dos supremacistas brancos
e seus opositores pode chegar a níveis extremos
Em vez disso, assumi um compromisso. Deixei as ruas pelo bem da minha família porque eu estava preocupado com a possibilidade de ser preso ou acabar morto, e eles precisarem se virar sozinhos. Então, deixei de ser líder e abri uma loja de discos para vender, é claro, música da supremacia branca que eu importava da Europa. Mas eu sabia que, se fosse apenas uma loja racista vendendo música racista, a comunidade não me deixaria ficar lá. Decidi, então, abastecer as prateleiras com outro tipo de música, como punk rock, “heavy metal” e hip-hop. Embora a música de supremacia branca que eu vendia correspondesse a 75% de minha renda bruta, porque as pessoas vinham de todo o país para comprá-la da única loja que a vendia, eu também tinha clientes que entravam para comprar outro tipo de música e que depois começaram a conversar comigo.
Um dia, entrou um adolescente negro visivelmente triste. Decidi lhe perguntar o que havia de errado. Ele me disse que sua mãe havia sido diagnosticada com câncer de mama. De repente, esse adolescente negro, com quem nunca tive uma conversa ou interação significativa, fui capaz de me conectar com ele, porque minha mãe também havia sido diagnosticada com câncer de mama, e pude sentir a dor dele. Em outra ocasião, um casal gay entrou na loja com o filho, e ficou óbvio para mim que eles amavam o filho com o mesmo amor profundo com que eu amava o meu filho. De repente, eu não conseguia mais defender ou justificar o preconceito em minha mente.
“Suástica Yankee”, livro de Christian Picciolini
Decidi retirar do acervo da loja a música de supremacia branca quando fiquei envergonhado demais de vender na frente de meus novos amigos. É claro que a loja não conseguiu se manter, e tive que fechá-la. Ao mesmo tempo, perdi quase tudo na vida. Usei isso como uma oportunidade para me afastar do movimento do qual eu havia participado por oito anos, a única identidade, comunidade e propósito que havia conhecido durante a maior parte da minha vida. Então, eu não tinha ninguém. Perdi meu sustento porque fechei a loja. Não tinha um ótimo relacionamento com meus pais, embora eles tentassem. Minha esposa e meus filhos me deixaram, porque eu não havia deixado o movimento e me livrado rápido o bastante. De repente, não sabia mais quem eu era, onde me encaixava,ou qual era meu propósito. Fiquei arrasado por dentro e, muitas vezes, acordava de manhã desejando não ter acordado.
Uns cinco anos depois disso, uma de minhas poucas amigas, preocupada com meu bem-estar, chegou para mim e disse: “Você precisa fazer alguma coisa, porque não quero que você morra”. Ela sugeriu que eu me candidatasse a um emprego onde ela trabalhava, em uma empresa chamada IBM. Sim, também achei que ela havia enlouquecido.
Lá estava eu, um ex-nazista coberto por tatuagens de ódio. Não tinha feito faculdade. Fui expulso de várias escolas inúmeras vezes. Não tinha nem mesmo um computador. Mas fui até lá e, de algum modo, milagrosamente, consegui o emprego. Fiquei animado.
Então, fiquei apavorado ao descobrir que, na verdade, haviam me colocado de volta em minha velha escola, a mesma da qual fui expulso duas vezes, para instalar os computadores. Era a escola em que eu havia cometido atos de violência contra os alunos e o corpo docente, protestado em frente à escola por direitos iguais para os brancos e feito até mesmo um ato de ocupação na cafeteria defendendo a criação de um centro acadêmico branco.
É claro que, como um carma, nas primeiras horas, vem em minha direção o sr. Johnny Holmes, o segurança negro rigoroso com quem eu tinha me envolvido em uma briga, que me expulsou da segunda vez e me retirou algemado da escola. Ele não me reconheceu, mas eu o vi e congelei, não sabia o que fazer. Eu era esse homem adulto agora, anos fora do movimento, e estava suando e tremendo. Mas decidi que tinha que fazer alguma coisa, que precisava sofrer as consequências pelo que fiz, porque, durante cinco anos, tentei superar isso. Tentei fazer novos amigos e cobrir as tatuagens com mangas compridas, e eu não admitia isso, porque tinha medo de ser julgado da mesma forma que eu havia julgado as outras pessoas. Decidi que iria ao estacionamento, atrás do sr. Holmes, o que talvez não tenha sido a decisão mais inteligente.
Quando o encontrei, ele estava entrando no carro, e coloquei a mão em seu ombro. Quando ele se virou e me reconheceu, ele recuou porque ficou com medo.Eu não sabia o que dizer. Finalmente, as palavras saíram da boca, e tudo o que pude pensar em dizer foi: “Me desculpe”. Ele me abraçou, me perdoou e me incentivou a perdoar a mim mesmo. Reconheceu que aquela não era a história de um garoto arrasado e sem rumo que acabaria em uma gangue ou na prisão. Ele sabia que era a história de todo jovem vulnerável à procura de identidade, comunidade e propósito, que encontrou um obstáculo e não pôde superá-lo, caindo em um caminho sombrio. Ele me fez prometer uma coisa: que eu contaria minha história a todos que quisessem ouvi-la. Isso foi há 18 anos, e tenho feito isso desde então.
Vocês devem estar se perguntando agora: “Como um bom garoto, filho de imigrantes trabalhadores, acaba caindo no mau caminho?” Uma palavra: fossas. Isso mesmo: fossas. Tive muitas fossas quando era garoto. Todos nós já tivemos. A fossa, quando permanece, quando não é resolvida, quando não recebe cuidados, pode nos deixar em perigo, confinados, perdidos em corredores muito escuros. As fossas podem ser coisas como trauma, maus-tratos, desemprego, negligência, problemas de saúde mental não tratados, até mesmo privilégios. Se nos depararmos com muitas fossas em nossa jornada pela vida, e não tivermos recursos nem ajuda para passar por isso ou para nos tirar disso, bem, às vezes, pessoas boas acabam fazendo coisas ruins.
Uma dessas pessoas que tinha fossas era Darrell. Darrell é do norte do estado de Nova York. Ele tinha lido minha biografia, e ficou muito triste com o final dela. Eu tinha saído do movimento e ele continuava lá. Ele me enviou um e-mail e disse: “Não gostei da maneira como ficaram as coisas”. Eu disse: “Bem, lamento”. Mas, se quiser conversar sobre isso, com certeza poderemos”.
Após algumas semanas de idas e vindas com Darrell, descobri que ele era um militar veterano de 31 anos, que havia sido ferido e estava muito bravo por não poder ir ao Afeganistão para matar muçulmanos. Um dia, ao telefone, ele me disse que tinha visto um muçulmano rezando no parque e tudo que queria fazer era chutar a cara dele. Viajei para Buffalo no dia seguinte, sentei com Darrell e lhe perguntei: “Você já conheceu um muçulmano antes?” Ele disse: “Não! Por que eu iria querer fazer isso? Eles são maus, não quero nada com eles”. Eu disse: “Tudo bem”. Então, eu me desculpei e fui ao banheiro. Peguei meu telefone e procurei no Google a mesquita local, e liguei para eles em silêncio no banheiro. Eu disse: “Com licença, imam, preciso de um favor. Conheço um cristão que adoraria aprender mais sobre sua religião. Você se importa se passarmos aí?”
Levou um tempo para convencer Darrell, mas finalmente chegamos lá. Quando bati na porta, o imam disse que só tinha 15 minutos para nos atender, porque estava se preparando para uma reunião de orações. Eu disse: “Aceitamos”. Nós entramos e, duas horas e meia depois, saímos depois de nos abraçarmos e chorarmos e de modo muito estranho ficarmos amigos falando sobre Chuck Norris por algum motivo.
Não sei o que foi aquilo, mas foi o que aconteceu. Fico feliz em dizer agora que Darrell e o imam podem ser vistos na barraca de falafel local, almoçando juntos.
Vejam, trata-se de uma desconexão entre nós. O ódio nasce da ignorância. O pai dela é o medo, e a mãe é o isolamento. Quando não compreendemos algo, temos tendência a ficar com medo, e, se nos afastarmos, esse medo aumenta e, às vezes, se transforma em ódio. Desde que saí do movimento, ajudei mais de 100 pessoas a se livrarem dos movimentos extremistas, de grupos supremacistas brancos, e até de grupos jihadistas. Não faço isso discutindo com eles, nem debatendo, nem lhes dizendo que estão errados, mesmo que às vezes eu quisesse. Não faço isso. Pelo contrário: não os afasto, mas os trago para perto e escuto com muita atenção às suas fossas e começo, então, a preenchê-las. Tento tornar as pessoas mais fortes, mais autoconfiantes, mais capazes de terem habilidades para concorrer no mercado de trabalho para não terem que culpar o outro, que nunca conheceram.
Antes de ir, gostaria de deixar a vocês uma última coisa. Todas as pessoas com quem trabalhei lhes contarão a mesma história. Primeiro, elas se tornaram extremistas porque queriam pertencer a alguma coisa, e não por causa de ideologia ou dogma. E, segundo, o que as tirou de lá foi receber compaixão das pessoas de quem elas menos esperavam, quando menos a mereciam.
Gostaria, então, de deixar um desafio a vocês: saiam hoje, amanhã – espero que todos os dias – encontrem alguém que vocês acham que não merece sua compaixão e lhe ofereça compaixão, porque garanto a vocês que são essas pessoas as que mais precisam.
Muito obrigado.
Postado em Brasil 247 em 23/08/2018
3 Objetos para você eliminar da sua casa !
Ana Macarini
Tudo o que levamos para dentro de nossa casa compõe o nosso ambiente e influencia na harmonia deste lugar!
Portanto, ao escolher ou manter objetos funcionais ou mesmo decorativos é preciso saber que tipo de influência eles trarão para o seu lar.
Estas são dicas preciosas e simples para trazer paz, amor, alegria e prosperidade à sua casa.
Anota aí!
1 – Relógio parado
Este objeto que foi criado para marcar a passagem do tempo precisa estar em movimento, precisa cumprir a sua função. Um relógio parado dentro de casa, vai estagnando energia e deixando tudo em câmera lenta. Os moradores vão ficando indispostos, sonolentos, com preguiça… Por consequência, tarefas vão sendo adiadas, compromissos perdidos e ganhos atrasados. Bote esse relógio para funcionar, minha filha! Acabou a pilha? Troque! Enguiçou? Conserte! Relógio parado dentro de casa? Nunca!
2 – Velas usadas
As velas são emissoras de luz, carregam desejos, pedidos, orações. Velas são companheiras na dor, quando as acendemos para acompanhar uma prece aflita; na alegria, quando cobrimos um bolo de festa com elas, para celebrar a vida; na tristeza, quando são usadas para velar aqueles que partiram. O pavio das velas carregam nossas intenções. Por isso, caso a sua vela não tenha sido completamente queimada, não guarde. Ou você descarta, ou derrete para fazer uma nova. Velas usadas guardadas, interrompem ciclos de evolução e criação.
3 – Louças de cozinha trincadas
As louças de cozinha são feitas para conter os alimentos prontos ou em preparação. Os alimentos não são apenas combustível para o corpo, são também o que sustenta nossa alma. Utensílios trincados, roubam a energia dos alimentos e levam para dentro de nós, a indecisão, a falta de iniciativa e o excesso de dúvidas. Caso você tenha louças trincadas em casa, leve-as para reciclagem, assim elas poderão se transformar em outros objetos, novamente inteiros e úteis a outro alguém!
Postado em Conti Outra
Atividade física. Arma eficaz contra o câncer
A prática regular de uma atividade física previne contra o câncer. E, mesmo em caso de recidiva da doença, ela reduz os riscos de mortalidade.
Aude Rambaud – Le Figaro Santé
A atividade física é útil antes de um câncer, durante um câncer, e depois de um câncer. Praticada em dosagem suficiente, ela reduz notavelmente o risco de desenvolver a doença. Ela é inclusive um dos fatores modificáveis de prevenção, da mesma forma que a abstinência do álcool, do tabaco e a boa alimentação. Numerosos estudos provam seu efeito protetor contra vários tipos de câncer, notadamente o de mama e o do cólon, que estão entre os mais frequentes. Os cânceres do endométrio, dos pulmões, do reto, da próstata, dos ovários, da tireoide e do pâncreas também têm relação direta com a falta de atividade física. As comprovações da realidade da relação câncer/ausência de atividade física são numerosas e importantes.
O efeito protetor da atividade física já pode inclusive ser avaliado em números concretos graças a esses estudos: o risco de desenvolver um câncer de cólon diminui de 17% em caso de atividade física regular em relação a um estado sedentário, e o de câncer de mama diminui de cerca 20%. “Tais cifras podem parecer moderadas, mas quando se leva em conta a incidência desses cânceres, o benefício é muito importante na escala populacional”, explica Raphaëlle Ancellin, do departamento de prevenção do Instituto Nacional do Câncer, na França. “Além disso, existe um ‘efeito dosagem’, o que significa que mais a atividade física é intensa e regular, mais o efeito protetor é importante”, esclarece Ancellin. Assim sendo, para cada período de trinta minutos diários de atividade física suplementar, o risco de câncer de cólon decresce de cerca 12%.
O benefício da atividade física é, além disso, verificável em todas as idades da vida. “Um estudo feito com três grupos de idades (indivíduos com menos de 25 anos, com idade entre 25 e 50 anos, e com mais de 50 anos) mostrou que a atividade física permite reduzir notavelmente o risco de câncer de mama. Isso significa que não existe idade para que uma pessoa comece a mover-se; nunca é demasiado tarde”, insiste Raphaëlle Ancellin.
Todo esforço físico é benéfico, até mesmo os mais breves e de menor intensidade. Tais propriedade protetoras se explicam através de vários mecanismos: um melhor controle do peso corporal, cujo aumento está associado a vários cânceres (esôfago, endométrio, rins, cólon e reto, pâncreas, e também os de mama após a menopausa), bem como a redução da taxa de certos hormônios e fatores de crescimento (insulina,IDF-1, etc), que favorecem a proliferação celular.
Reduzir o estresse oxidante
Outros mecanismos são, por outro lado, ainda mais específicos. Para o câncer do cólon, a aceleração do trânsito intestinal provocada pelo esforço físico reduz o tempo de exposição da mucosa digestiva aos cancerígenos de origem alimentar. Para o câncer de mama, o esporte diminui a taxa de estrógenos em circulação e melhora a imunologia. Para o câncer do pulmão, o aumento da função respiratória reduz a concentração de agentes cancerígenos nesse órgão, bem como o estresse oxidante causado pelo cigarro e o tabaco em geral.
“O importante, se essas recomendações são difíceis de serem aplicadas, é que a pessoa se mova muito ao longo da sua jornada”, diz o professor Daniel Rivière, chefe de medicina do esporte no Hospital Larrey, na cidade de Toulouse.
As recomendações de atividade física para a prevenção do câncer são idênticas àquelas preconizadas outras doenças tais como a obesidade ou as patologias cardiovasculares. A saber: pelo menos trinta minutos de atividade física de intensidade moderada por pelo menos cinco dias por semana para os adultos, e pelo menos uma hora por dia para as crianças. “Mas é bom lembrar que que estas são médias globais, e que todo e qualquer esforço físico é benéfico, mesmos os menos longos e de menor intensidade”, lembra Raphaëlle Ancellin.
“O importante, se essas recomendações são difíceis de serem respeitadas, é que a pessoa se mova durante todo o decurso da sua jornada”, aconselha o professor Daniel Rivière. Caminhar quando se fala ao telefone, subir e descer escadas, ir ao trabalho a pé ou em bicicleta também são providências eficazes, talvez até melhores do que se forçar a s levantar da poltrona para ir praticar uma atividade física durante meia hora.
Por fim, mesmo quando a pessoa tem um câncer, a prática da atividade física é recomendável, levando-se em conta as possibilidades do paciente. Muitos estudos demonstraram cabalmente que uma atividade adaptada de intensidade fraca a moderada, durante o tratamento quimioterápico ou radiológico, melhora a qualidade de vida e acarreta muitos benefícios contra a fadiga, a ansiedade, a depressão, o sono, a imagem do corpo e o bem-estar geral.
Sobretudo, a atividade física está associada a uma redução do risco de morte de cerca 40% em média – para o câncer de mama e do cólon – desde que ela seja praticada regularmente após o diagnóstico. Trata-se de uma cifra muito variável segundo a natureza e a severidade do câncer, mas que deve incitar o paciente a não se desencorajar diante do esforço físico.
Postado em Brasil 247 / Saúde 247
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