Brinquedos sexuais para casais : o que você deve saber



Sugadores, vibradores, massageadores, coleiras, bolas chinesas... Você sabia que os brinquedos sexuais podem melhorar seu relacionamento? Explicamos todas as dicas no artigo a seguir.
O uso de brinquedos sexu ais por casais pode ser um grande impulso para o bem-estar de seu relacionamento. Eles não só permitem enriquecer os momentos íntimos com a pessoa que você ama, como também funcionam como mecanismos divertidos para se conhecer melhor, aumentar a autoestima e evitar a vergonha.

Por outro lado, embora seja verdade que o tabu sobre o uso de tais dispositivos está se dissolvendo cada vez mais, alguns preconceitos ainda permanecem. Tem muita gente que os esconde no fundo do armário e embaixo de várias peças de roupa.
Seja individualmente ou em casal, normalizar seu uso é um avanço social e uma forma de fortalecer os vínculos afetivo-sexuais. Na leitura a seguir, apresentamos todas as informações sobre esse assunto.

“O sexo é a porta para algo poderoso e místico, mas o cinema apresenta-o de uma forma muito seca”. ~ David Lynch ~

O que você precisa saber sobre brinquedos sexuais para casais?

Certamente você já ouviu algum comentário negativo ou jocoso sobre esse tipo de objeto. O mais comum tem a ver com os sugadores de clitóris e com a ideia de que a mulher não precisa mais de ninguém para sentir prazer. Portanto, a primeira coisa que você deve saber é que os brinquedos sexuais não se destinam a substituir um parceiro. Em muitos casos, eles enriquecem o próprio relacionamento.

O que essas diferentes propostas oferecem é desfrutar além do clássico roteiro sexual baseado na penetração. Acima de tudo, significa fazer uso de outros tipos de linguagens, jogos, práticas eróticas e também melhorar a conexão com seu parceiro para explorar e se conhecer melhor.

Como o educador sexual Tristan Taormino aponta em seu livro The Big Book of Sex Toys (2009), você pode levar sua vida íntima do ordinário ao extraordinário. Nós explicamos mais informações.

Um recurso para alcançar maior harmonia

Há muitos casais que não têm uma vida sexual satisfatória. Outros ficaram presos na monotonia. O Journal of Sex Research especifica em um artigo que a maioria desses problemas se deve à falta de comunicação sexual. De fato, um elemento nuclear para o plano íntimo funcionar é que o casal converse naturalmente sobre sexo.

O fato de trazer brinquedos sexuais para nossas vidas nos permite criar um novo espaço de exploração e autodescoberta. Essas experiências atuam como aquele elemento capaz de quebrar a rotina e originar uma linguagem baseada no prazer. Para conseguir isso, tenha em mente uma das seguintes diretrizes:
  • Abandone os preconceitos e a couraça da vergonha.
  • Discuta uma oportunidade de introduzir esses brinquedos na vida sexual.
  • Vá a uma loja ou procure opções on-line que mais despertam o seu interesse.
  • A exploração e a incorporação desses objetos deve partir do consentimento mútuo.
  • O objetivo desses produtos é conhecer melhor o nosso corpo e o do parceiro para encontrar novas respostas de excitação.

Os benefícios que você encontrará

Na revista científica Sexualities, destaca-se um fato marcante: os vibradores estão conosco há mais de 100 anos e foram criados para fins médicos. O objetivo era tratar distúrbios sexuais suspeitos em homens e mulheres. Ao longo do tempo, não só a sua utilização foi reformulada, como existem uma infinidade de tipologias.

Porém, o mais notável dessa classe de facilitadores do prazer são seus benefícios. Nós os detalhamos imediatamente:

Exploração e autodescoberta: esses brinquedos permitem-lhe descobrir o seu próprio corpo, as suas zonas mais erógenas e as do seu parceiro.

Melhoria da intimidade: em um relacionamento, o sexo forma um pilar de grande relevância. O uso do brinquedo abre outros caminhos e nutre o vínculo afetivo com novas brincadeiras, possibilidades e linguagens.

Aumento da satisfação sexual: Com os brinquedos, você percebe que existem muitas maneiras de atingir a excitação e o clímax. Além disso, eles trarão para o dia a dia um espaço de fantasias e novas possibilidades.

Superação de certos problemas sexuais: pesquisas como as realizadas no departamento de psicologia da Mayo Clinic indicam que os vibradores são úteis em casos de disfunção sexual. Tal estimulação nos órgãos genitais beneficia homens e mulheres.

Redução do estresse e aumento do bem-estar: você já ouviu falar que o sexo ajuda a produzir endorfinas e reduzir o estresse? Assim, o uso desse tipo de objeto também melhora o bem-estar ao minimizar o cortisol. Além disso, o uso dos brinquedos sexuais fortalece o vínculo e a cumplicidade do casal para que ambos sejam mais felizes no dia a dia.

A importância de reformular equívocos

Os brinquedos sexuais são usados sozinhos e com o parceiro. Ambas as opções são válidas e enriquecedoras em seu relacionamento. É importante destacar esse detalhe, pois há pessoas que se incomodam com o fato de a pessoa amada usar seus próprios objetos de prazer por conta própria.

Se você deseja melhorar a sua vida íntima com o seu parceiro, é necessário reformular algumas ideias, como as que apresentamos a seguir:

Brinquedos sexuais não são só para solteiros: são elementos que também potencializam a vida sexual do casal.

Não substituem os parceiros sexuais: é importante entender que esses objetos não substituem ninguém, são recursos de intimidade compartilhada. Da mesma forma, se optarmos por usá-los na solidão às vezes, é algo lícito, respeitável e também saudável.

Não são exclusivamente femininos: fala-se mais dessas propostas para as mulheres do que para os homens. Mas os brinquedos sexuais para homens existem e seu uso é significativo. Um estudo publicado no Journal of Sex & Marital Therapy indica que, nos Estados Unidos, 43,8% dos homens heterossexuais já usaram um vibrador na interação sexual com sua parceira.

Opções e finalidades a descobrir

Os brinquedos sexuais para casais têm como principal objetivo facilitar a autodescoberta e aumentar a intimidade no relacionamento. O simples fato de explorar as opções, ir às lojas ou procurar na internet a variedade que há no mercado, já é um incentivo. Essa busca a dois é emocionante e desperta fantasias.

Agora, você vai gostar de saber que essas propostas permitem diferentes explorações a dois. Confira:

Brinquedos de estimulação vaginal: são um clássico e entre essas opções estão os sugadores de clitóris, dildos em forma de pênis, bolas chinesas, etc.

Brinquedos de estimulação do pênis: essas propostas também são enriquecedoras para a intimidade a dois. Você encontra desde anéis, massageadores-vibradores, etc.

Brinquedos para estimulação anal: serão tão estimulantes quanto inovadores. Existem vibradores de próstata, bolas chinesas, plugs anais e dilatadores, entre outros.

Estimuladores remotos: esses tipos de objetos são tão originais quanto divertidos. No mercado existem produtos como vibradores que seu parceiro ativa por controle remoto, seja por bluetooth ou wi-fi. De agora em diante, vocês não precisam estar juntos para se dar prazer.

Exploradores da zona erógena: o corpo humano tem múltiplas zonas erógenas que vão além dos órgãos genitais. Para encontrá-las e encontrar novos prazeres, experimente brinquedos feitos com diferentes texturas que buscam estimular o pescoço, os lóbulos das orelhas, os mamilos e os pés, por exemplo.

Saber se comunicar para se conectar e aproveitar

O bom parceiro não é só aquele que cuida faz você rir, é também aquele que se preocupa em oferecer prazer. Os brinquedos sexuais são uma maneira divertida de explorar novas opções para aumentar a intimidade e, como tal, vale a pena tentar. Para isso, não negligencie a comunicação e converse com honestidade sobre o que você gosta ou quer experimentar.

Por fim, para cuidar da saúde íntima, é fundamental limpar bem os objetos após cada uso. A implementação dessas propostas, tanto sozinho quanto acompanhado, amadurece o relacionamento e mantém viva a chama do desejo.


Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.
                               Última atualização: 06 setembro, 2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário