Chegou o Outono

O OUTONO CHEGA HOJE! SEJA BEM-VINDA ESTAÇÃO DA POESIA!


Amigos queridos, o outono chegará nesta tarde de 20 de março, que inclusive é o dia mundial da felicidade, o que nos faz ficar mais atentos à evolução das estações e da natureza...

Então vamos enaltecer a alegria da chegada do outono? Afinal é a estação da poesia, da serenidade e da felicidade. É realmente uma estação muito sentimental...

Adicionei Música & Poesia por estar inspirada por esta estação tão apaixonante! 😍

A magia do Outono e suas folhas secas


Não percebi a chegada do outono. Mas eu sentia que estava embarcando numa nova estação: todas as árvores que (não) plantei, de repente, estavam nuas. E eu caminhava num tapete de folhas e flores. Os caminhos também se estreitaram e tive uma sucessão de perdas, ou melhor, tive uma sucessão de trocas. E assim, como toda pessoa que tem um coração pulsando, fiquei assustada demais com as mudanças. Mas agora já consigo perceber beleza na nudez de cada uma das minhas árvores prediletas. Elas apenas estão trocando de roupa enquanto eu troco de pele, tamanha cumplicidade.

(Marla de Queiroz)


Que luz sensacional que irradia da estação outonal


Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...

Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...


Poesia completa: Volume 2. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.



Veio por acaso, num outono distraído, e então, se passou, um dia, uma semana, um ano, uma vida toda, e foi ficando... ficando, e passava os dias ali aguando o jardim que tua alma floriu...

(Val Garcia)




- Somos todos assim.
- Os homens, não.
Em ti, por exemplo, o outono é manifesto e exclusivo. Acho-te bem outonal, meu filho, e teu trabalho é exactamente o que os autores chamam de outonada: são frutos colhidos numa hora da vida que já não é clara, mas ainda não se dilui em treva.
Repara que o outono é mais estação da alma que da natureza.

(Carlos Drummond de Andrade)




A canção da Enya- Watermark

Watermark que significa marca d'água, é o segundo álbum de estúdio da cantora, compositora e musicista irlandesa Enya , lançado em 19 de setembro de 1988.

Enya gravou Watermark em dez meses com seus colaboradores de longa data. Foi inicialmente gravado na Irlanda antes da produção ser transferida para Londres para regravar, mixar e masterizar digitalmente.

Watermark apresenta música em diferentes estilos, exibindo o som de Enya de vocais multipistas com teclados, instrumentos de percussão e elementos de música celta , ambiente e new age , embora Enya acredite que sua música não pertence a este último gênero.

Editei a canção inserindo a Poesia de Carlos Drumond de Andrade e Navegaria. Tomara que apreciem!!

Se você quiser conhecer o Grupo Só Música & Poesia no Facebook será recebido (a) de braços abertos!

Até a próxima queridos!







Fonte das poesias: Site O Pensador e imagens do Tumblr












Nem toda tempestade deixa a pessoa mais forte




Nos últimos tempos, cresce imensamente a quantidade de materiais vários voltados a ajudas emocionais. Canais do youtube, perfis do Instagram, vídeos do tiktok, livros, cursos, inúmeras são as formas como as pessoas vendem materiais que tratam de trazer alento e formas de superação. O mundo anda difícil. Quanto maior a demanda, maior a variedade de ajudas a serem compradas.

Há muita coisa boa por aí, mas, como em tudo, existem também discursos que, em vez de ajudar, pioram ainda mais os sentimentos da gente. Chega uma hora em que a pessoa se sente cada vez mais impotente, como se ela fosse incapaz de ficar forte ou feliz. Parecem obrigatórias a felicidade, a resiliência, a persistência. Mas não é assim que funciona, não toda hora, nem todo dia.

Fala-se muito, por isso, na tal da positividade tóxica, que insiste tanto na nossa necessidade de ser forte, que até nos assustamos por não sermos felizes sempre. Por sermos humanos. Na verdade, o senso comum bate naquela tecla do “sofrimento que fortalece”. É como se apenas fôssemos capazes de amadurecer na dor; ou seja, a dor é o espaço, por excelência, do aprendizado. É como se somente através das lágrimas a gente conseguisse expurgar tudo de ruim que se encontra dentro de nós.

Porém, não podemos nos esquecer de que também conseguimos aprender e nos fortalecer sem doer. Momentos felizes podem ser fontes preciosas de aprendizado e de fortalecimento, sim. Nem sempre será preciso obter feridas para continuar melhor e mais forte. Atitudes acolhedoras, palavras amigáveis, momentos gostosos, muitas situações prazerosas trazem sabedoria, porque ali o amor está presente. O amor é um ótimo professor.

Algumas dores diminuem, mas permanecem ali num cantinho dentro de nós. Certas experiências traumatizam e deixam marcas que não saem. Nem toda tempestade deixa a pessoa mais forte. Algumas experiências são tão devastadoras, que a pessoa até se reergue, mas não se fortalece. Há sofrimentos irreparáveis, não romantizem.











Lutar contra os preconceitos é sempre uma boa luta !

 







Pessoas que amam são seres humanos bem resolvidos e felizes. Quem é contra o amor é mal amado, intolerante e preconceituoso, precisando de reforma íntima espiritual. 

( Rosa Maria - editora do blog )

Querendo saber sobre Reforma Íntima clique no link.


Você é uma pessoa estrela ou cometa ? Saiba se você reluz !


Há pessoas Estrelas e há pessoas Cometas...

Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e que retornam. As Estrelas permanecem. O sol permanece. Passam anos, milhões de anos, e as estrelas permanecem.

Há muita gente Cometa. Passa pela vida da gente apenas por instantes. Gente que não prende ninguém e a ninguém que se prende.

Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.

Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz. Ser calor. Ser vida.

Amigo e Paixões são estrelas. Podem passar anos. Podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. Coração que não quer enamorar-se de cometas, que apenas atraem olhares passageiros.

Ser Cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações, fazer-se acreditar e desacreditar ao mesmo tempo.

O cometa é companheiro por instantes, mas passa e leva sua luz consigo.

Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam. Há necessidades de criar um mundo de estrelas. Todos os dias poder contar com elas e poder sentir seu calor.

Assim são os amigos Estrelas na vida da gente. São coragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos de desânimo.

Ser Estrela neste mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas cometas, é desafio, mas acima de tudo uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, ter sido calor para muitos corações, ter nascido e vivido e não apenas existido.   (Reinilson Câmara)
Diante das palavras de Reinilson Câmara, qual astro da Via Láctea é você: Uma Estrela ou um Cometa?

Eu sou rodeada de estrelas, de pessoas com muita luz, que transbordam calor e energia...

É tanta luz que até Reluz, resplandece, brilha ...

É tanta luz que até resplandece, brilha e ilumina...

Brilha e atinge o ápice da beleza na canção Reluz do Marcos Sabino que tem uma poesia inexplicável, uma rara beleza...Antes de falar em reluz, já dizia Caio Fernando Abreu :
Às vezes a gente vai-se fechando dentro da própria cabeça, e tudo começa a parecer muito mais difícil do que realmente é. Eu acho que a gente não deve perder a curiosidade pelas coisas: há muitos lugares para serem vistos, muitas pessoas para serem conhecidas. Tudo isso estimula a gente, clareia a cabeça, refresca. Por que não?
Sim, com toda certeza! Por isso que é maravilhoso ser Estrela!

É maravilhoso ser Estrela na vida de alguém

Sobre o Compositor e intérprete de Reluz:

Nascido em Niterói, o cantor e compositor Marcos Sabino formou ainda adolescente uma banda de rock (Os Inocentes). Depois, foi tocar em bailes e emfestiv ais estudantis no interior do Rio e de Minas Gerais, ganhando o primeiro lugar no festival de Miracema, em 1978, com a música "Esperança" (Salu).

Em 1982, aos 23 anos, estourou, vendendo mais de 100 mil cópias do LP que trazia no título o nome da canção romântica que o projetou nacionalmente, "Reluz" ("Brilha no céu de novo uma estrela / Soltando a luz que reluz seu olhar"). Você vai ouvir completinha na edição inédita da semana... E aproveitem para se cuidar, brilhem muito, sejam estrelas, sejam luz que reluz... Feliz Semana gente!




Biografia & Pesquisa

Imagens do Google Imagens




Presidente eleito 3 vezes. Dificilmente haverá outro caso assim !