Da mesma maneira que hoje os blogs são uma alternativa ao discurso hegemônico da grande imprensa corporativa, na ditadura a imprensa alternativa lutava não só contra o consenso criado pelas manchetes dos jornais que apoiavam o regime militar, lutava contra agentes que frequentemente os perseguiam e até mesmo os torturavam e matavam.
Narrada e apresentada pelo ator Othon Bastos, a série traz depoimentos e material historiográfico de jornalistas que atuaram em três frentes de combate à ditadura militar: a imprensa alternativa, a clandestina e a que atuava no exílio.
PifPaf, Pasquim, Movimento e Opinião são alguns dos jornais alternativos apresentados na série.
Para relembrar e construir essas histórias, Resistir é Preciso conta com depoimentos de grandes nomes do jornalismo da época como: Raimundo Pereira, Juca Kfouri, Laerte, Ziraldo, Audálio Dantas, Paulo Moreira Leite, José Hamilton Ribeiro, Bernardo Kucinsky, Tonico Ferreira, Antonio Candido e tantos outros.
Comentário postado em DocVerdade em 05/05/2016
EP. 2 - Um barão que não era barão faz escola e cria um estilo
EP. 3 - Começa a ditadura militar. A resistência pela imprensa também
EP. 4 - Imprensa Alternativa, uma leitura obrigatória (parte 1)
EP. 5 - Imprensa Alternativa, uma leitura obrigatória (parte 2)
EP. 6 - As muitas imprensas alternativas
EP. 7 - A imprensa alternativa pelo Brasil afora
EP. 8 - A expansão da imprensa alternativa no exílio
EP. 9 - Vou-me embora para a... clandestinidade
EP. 10 - A resistência dá a volta por cima
Sobre este excelente Documentário, sem pedir licença (mas acho que eles a dariam), coloco abaixo dois comentários feitos no Youtube, que dizem o mesmo que eu diria :