Desmond Mpilo Tutu (nascido em Klerksdorp, no Transvaal, em 7 de outubro de 1931) é um bispo sul-africano, pertencente à Igreja Anglicana, que se tornou conhecido na década de 1980 graças à sua oposição ferrenha ao apartheid.
Ao lado de Nelson Mandela, Desmond Tutu foi uma das figuras centrais do movimento contra o Apartheid. Tutu iniciou centenas de protestos em locais públicos contra o governo sul-africano, mesmo assumindo posições altas no clero africano, Tutu continuou a lutar contra a segregação racial em seu país. Tutu acabou por despertar a fúria dos governantes sul-africanos quando os comparou aos nazistas e comunistas.
Como resultado de seus esforços para promover a igualdade na África do Sul, Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984.
Algumas frases:
"Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados."
"Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor."
"Quando os missionários chegaram à África, eles tinham a Bíblia e nós, a terra. Disseram-nos: "Vamos rezar". Fechamos nossos olhos. Quando os abrimos, nós é que estávamos com a Bíblia e eles com a terra."
"Seja gentil com o homem branco, ele precisa de você para redescobrir sua humanidade."
"Sem perdão não há futuro para o relacionamento entre indivíduos nem entre nações."
"Você não escolhe a sua família. Ela é um presente de Deus para você, assim como você o é para ela."
"Uma pessoa é uma pessoa porque ela reconhece os outros como pessoas."
"Se Deus é homofóbico, como dizem, eu não veneraria a Ele."
"Estávamos esperando por alguém mais aberto às recentes mudanças no mundo, à questão da ordenação de mulheres e com uma posição mais razoável quanto aos preservativos e a epidemia de HIV/AIDS." ( Declaração feita a BBC em 20 de abril de 2005 quanto à escolha de Joseph Ratzinger como o novo papa )
"Deus tem tão profunda reverência pela nossa liberdade que prefere deixar-nos livres para irmos pro Inferno do que nos obrigar a ir para o Céu."
"Dou graças a Deus por ele criar o Dalai Lama. Você realmente pensa que, como alguns defendem, Deus irá dizer: 'Você conhece aquele cara, o Dalai Lama, ele não é mau. Que pena que ele não é cristão'? Eu não acho que este seja o caso, veja você, Deus não é cristão."
"Eu não prego o evangelho social, eu prego o Evangelho, período. O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo se preocupa com a pessoa como um todo. Quando as pessoas estavam com fome, Jesus não disse 'Agora isto é político ou social?' Ele disse: 'Eu alimento você'. Por que uma boa notícia para a pessoa com fome é o pão."
Prêmio Nobel Desmond Tutu não acredita que Deus odeie os homossexuais
Johanesburgo, 26 jul (EFE).- O arcebispo emérito da Cidade do Cabo na África do Sul e prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu disse nesta sexta-feira que não acredita que Deus odeie os homossexuais, e comparou a homofobia com o racismo.
"A muitos de nós causa angústia imaginar que Deus pode criar alguém e dizer: 'Te odeio. Te odeio como te fiz", disse o líder religioso anglicano na Cidade do Cabo, durante a apresentação de uma campanha da ONU pela igualdade das minorias sexuais.
Informações retiradas da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário