OS INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS COM ARMAS DE FOGO DO ARTISTA MEXICANO PEDRO REYES
Pedro Reyes
Imagine um conjunto de 50 instrumentos musicais fabricados de armas destruídas - revólveres,metralhadoras, etc .
Em 2008, 1.527 armas foram derretidas e transformadas em pás para plantar 1.527 árvores. Em abril deste ano, recebi um telefonema do governo informando que uma destruição pública de armas iria acontecer em Ciudad Juarez e me perguntou se eu estava interessado em manter o metal, que de outra forma iria ser enterrado como de costume.
Aceitei o material, mas eu queria fazer algo novo desta vez com 6.700 armas, cortadas em peças e me propus a fazer instrumentos musicais.
Um grupo de seis músicos trabalhou por duas semanas ombro-a-ombro transformando esses agentes de morte em instrumentos de vida.
A tarefa era difícil, mas eles conseguiram extrair sons, de percussão ao vento e string. É difícil de explicar, mas a transformação foi mais do que física.
É importante considerar que muitas vidas foram tiradas com essas armas, como se uma espécie de exorcismo estava ocorrendo e a música expulsou os demônios que elas detinham, além de ser um réquiem para as vidas perdidas.
80.000 mortes por arma de fogo, ocorreram no México nos últimos 6 anos. Esta indústria de morte e sofrimento continua a ser aceita como cultura e a ser descrito como algo sexy, tanto em Hollywood e em videogames, pois há atores que não fumam na tela, mas não houve aquele que rejeita o papel de um herói no gatilho.
No século passado, foram organizados movimentos pelos direitos dos homossexuais, igualdade de gênero e raça e do meio ambiente, mas ainda temos de expressar o nosso desejo de um mundo sem armas.
Viver em uma comunidade livre de armas deveria ser um direito humano.
Muitas liberdades que desfrutamos hoje já foram consideradas utópicas, e o primeiro passo nessa direção foi imaginar.
Postado no blog Educação Política em 10/11/2012
Nota
O homem, um dia quando estiver vivenciando a Paz Mundial, sem armas, e praticando a Solidariedade, finalmente, entenderá as razões de Deus para tê-lo criado e, quão grande é o amor do Pai pelo filho, pois
lhe deu a Vida neste paraíso, o Planeta Terra com todas as condições de sobrevivência, tais como água, alimento, proteção, lazer e prazer.
Enfim o homem foi criado para a Felicidade e o Crescimento Espiritual, mas desperdiçou 1.700.000 anos (idade do Homem segundo estudos científicos recentes de fósseis) e um pouco mais ainda será desperdiçado...
Rosa Maria (administradora deste blog)
arma
Nenhum comentário:
Postar um comentário